Rock In Rio, 30 anos!

Parecia loucura, mas, na verdade, era um grande sonho.  E esse sonho não só virou realidade como chegou aos 30 anos.

rir30anos

O ano era 1985 e o país passava por grandes transformações. Após longo período sob uma ditadura militar, o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Foi nesse cenário que nasceu o Rock in Rio. Pela primeira vez um país da América do Sul sediou um evento musical desse tipo.

A primeira edição do festival aconteceu na cidade que o batiza, o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá.  Em uma área de 250 mil metros quadrados foi construída a Cidade do Rock, o espaço que recebeu, durante 10 dias, 1.380.000 pessoas. A estrutura contou com um sistema de som e luz extremamente modernos para época. Aliás, foi no Rock in Rio que uma plateia de um grande show foi iluminada pela primeira vez. O público já era parte do show.

No palco passou um verdadeiro “Hall of Fame” da música mundial. O line-up contou com nomes como Queen, AC / DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden.

rir1985

Mas isso é história.. o fato é que falta pouco para a edição histórica dos 30 anos do festival, e nós vamos tentar te ajudar com algumas informações úteis, pra você curtir os shows numa boa.

O festival rola nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro, e nessa altura do campeonato você já deve estar com seus preciosos ingressos em mão, mas se quiser conferir o “line up”, é só dar um confere nesse link.

Ingressos, ainda tem!

Se ainda não tem ingressos, ainda dá tempo de comprar na promoção do Km de vantagem da Ipiranga, clique aqui!

Também tem ingressos no pacote do Hotel Urbano pra quem vem de fora, clique aqui!

Como chegar?

O trânsito caótico do Rio piora ainda mais nos dias do festival, e NÃO rola estacionamento. Vá de ônibus! No Terminal Alvorada, você paga a passagem de ida e volta (R$6,80), recebe uma pulseira e segue até o terminal Rock in Rio que é em frente ao 3500 na Abelardo Bueno. Vai andar um pouco, mas quem se importa?

Nesse link, você pode traçar seu trajeto pra não entrar numa roubada.

O BRT também pode ser uma boa. Além das linhas regulares, haverá uma direto do Terminal Alvorada para a estação mais próxima da Cidade do Rock.

O Supermercado Prezunic (novo) da Av. das Américas, 13850 (Recreio), está fazendo cadastro no SAC para levar os fãs de VAN do mercado até a entrada do festival, e ainda vai rolar um esquenta com DJ e petiscos na loja antes da partida. Mas é passagem só de ida, já é um adianto. Corre porque são apenas 300 vagas!

Aplicativos do Rock in Rio, já baixou?

Aplicativo oficial Rock in Rio

Ninguém mais vai para show sem celular. Todo mundo quer tirar a selfie ou registrar um grande momento (ou vacilo) do ídolo. Só que no maior festival de música do mundo, você vai poder fazer ainda mais com o seu smartphone. Com ele você fica por dentro de todas as notícias, monta a programação, encontra amigos na Cidade do Rock e outras coisas legais.

app-rockinrio

O app está disponível gratuitamente para iOS (baixe na App Store) e Android (baixe na Google Play).

Bloom

O aplicativo Bloom promete diminuir a fila para os brinquedos da Cidade do Rock, servirá para fazer o agendamento de horário em cada atração. Com isso, o usuário pode curtir o festival e voltar na hora marcada, com uma tolerância de 10 minutos de atraso. Também é possível fazer agendamento para grupos.

Disponível para iOS e Android.

Veja quanto vai custar o “rango” no Rock in Rio

Não dá para ficar direto na maratona de shows sem se alimentar, então prepara o bolso. Como de costume, os preços estão mais salgados do que o normalmente pago nas mesmas lanchonetes fora do festival. Confira a lista de opções e preços nesse link.

sanduiche-big-rock

Esquema especial de trânsito

Como nos outros anos a CET-Rio montou um esquema especial de trânsito para os dias do Rock in Rio, de sexta (18) a domingo (20) e de quinta (24) a domingo (27). Diversas ruas e avenidas no entorno da Cidade do Rock serão interditadas ou terão mão invertida, além da proibição de estacionamento e alteração no itinerário de alguns ônibus.

A operação contará com a participação de 950 agentes por dia, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio, além de 53 veículos operacionais e 55 motocicletas. Serão utilizados 45 painéis de mensagens para informar sobre os horários das interdições, rotas alternativas e restrições de estacionamento.

Confira abaixo os mapas e as alterações:

  • INTERDIÇÕES E BLOQUEIOS

1) O trecho da Av. Salvador Allende, em frente à Cidade do Rock e ao Riocentro, ficará totalmente interditado e dedicado ao público. Nessa área, não será permitida a circulação nem mesmo de viaturas oficiais ou veículos de moradores.

2) Bloqueio na Av. Embaixador Abelardo Bueno, na altura do Shopping Metropolitano (Rua Adalgisa Colombo), desviando o fluxo via Arroio Pavuna que, neste ano, funcionará em mão dupla. Essa medida visa minimizar os reflexos na Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais e diminuir conflitos na interseção da Av Abelardo Bueno com a Estrada Arroio Pavuna

3) Das 10h do dia 18/09 (sexta-feira) às 5h do dia 21/09 (segunda-feira), das 10h do dia 24/09 (quinta-feira) às 5h do dia 25/09 (sexta-feira) e das 10h do dia 25/09 (sexta-feira) às 5h do dia 28/09 (segunda-feira) serão interditadas as seguintes vias:

• Av. Salvador Allende, entre a Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes e a Av. Embaixador Abelardo Bueno

• Av. Embaixador Abelardo Bueno, do Shopping Metropolitano até a Av. Salvador Allende

• Av. Olof Palm, da Estrada dos Bandeirantes até a Av. Salvador Allende

• Av. Abraão Jabour, entre a Av. Olof Palm e a Av. Salvador Allende

• R. Pedro Calmon entre a Av. Abraão Jabour e a Av. Salvador Allende

• Via Inominada entre a Estrada dos Bandeirantes e Av. Abraão Jabour

Clique nos mapas para ampliar

Transito Rock in Rio
  • ROTAS ALTERNATIVAS

• Recreio – Jacarepaguá → Avenidas Lucio Costa, Américas e Ayrton Senna

• Curicica – Recreio → Estrada dos Bandeirantes, Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais e Av. Ayrton Senna, Av. Lucio Costa, Av. Glaucio Gil e Av. das Américas

• Centro (via Linha Amarela) – Vargens → Av. Ayrton Senna, Av. Lucio Costa, Av. Glaucio Gil, Av. das Américas, Av. Benvindo de Novais, Estrada dos Bandeirantes ou Av. Lucio Costa, Estrada Vereador Alceu de Carvalho, Estrada do Rio Morto e Estrada dos Bandeirantes.

rota alternativa
  • MORADORES DA REGIÃO

Os moradores do entorno da Cidade do Rock serão credenciados pela Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá e deverão acessar suas residências por pontos específicos que serão informados durante o processo de credenciamento. O acesso será feito apenas com credencial, que deverá obrigatoriamente ser afixada no parabrisa do veículo. Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada, a Prefeitura faz um apelo aos moradores que evitem circular de carro.

moradores rock in rio

 

Por enquanto é só, mas continuaremos atualizando esse “post”. Coloca nos favoritos, e divulga pros amigos.

Fontes: Blog oficial do Rock in Rio, Veja Rio, O Globo

 

 

This entry was posted in Dicas, Fotos, Notícias, Rio, Útil, Vídeos and tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.