Rio Antigo

Saudosismo - Seja de épocas mais distantes ou não, todos nós temos um pouco, ou muito…

Fotografias - Felizmente sempre existiram amantes da bela arte de fotografar, e graças a isso e a pessoas que se preocupam com sua preservação, podemos apreciar os diversos registros feitos de nossa cidade.

Juan Gutierrez - Fotógrafo espanhol, Juan Gutierrez, atuou no Rio de Janeiro no final do séculoXIX. Ele documentou a “Revolta da Armada” (1893/94), retratando as fortificações, os soldados e o armamento utilizado, sem, contudo, apresentar cenas do embate. Suas lentes captaram, ainda, vistas de vários bairros da antiga cidade do Rio de Janeiro, reproduzindo sua arquitetura e seu cotidiano. Fonte: Museu Histórico Nacional.

 

Fotos do Rio Antigo - Confira esta galeria de fotos do Rio antigo, e observe como a cidade mudou ao longo dos anos.

Fotos do Rio Antigo por Juan Gutierrez



 

 

 

 

 

 

+Fotos de Juan Gutierrez

 

Copacabana em 1950

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

+Fotos do Rio Antigo

 

 

Feiras de Antiguidades - Existem diversas feiras e eventos, permanentes ou não, pela cidade. Seguem algumas dicas:

 

Praça Marechal Âncora - A primeira e mais tradicional feira de antigüidades da cidade, surgiu em 1978, na Praça Marechal Âncora, ao redor da edificação remanescente do antigo Mercado Municipal. Inicialmente contava com 36 expositores, organizados em barracas padronizadas, número este que em virtude do sucesso da feira é atualmente de 66 expositores. Funcionamento: Sábados, das 10:00 às 17:00.

 

Feira de Antiguidades II - Funcionando desde 1997 na Praça Santos Dumont, Gávea – em frente ao hipódromo. Funcionamento: Domingo das 9:00h às 17:00h.

 

Feira do Rio Antigo -Exposição de antigüidades e fotos. São oferecidos serviços de móveis, consertos de lustres, estofamento, etc, e apresentação de música clássica, música popular e dança. Localização: Rua do Lavradio, Centro. Funcionamento: Primeiro sábado de cada mês.

 

Les Antiques Fair - Peças de decoração e mobiliário.
Localização: Rio Design Center, Avenida Ataulfo de Paiva, 279, Leblon. Funcionamento: Domingos das 10:00h às 19:00h.

 

Reunião de Colecionadores - Reuniões culturais com exposição de peças antigas de mobiliário e decoração. Troca e venda de cartões postais, selos, moedas e latas de bebidas. Localização: Passeio Público, Rua do Passeio, Centro. Funcionamento: Domingos das 10:00h às 18:00h.

 

Encontro de Automóveis Antigos - O grupo  Antigomobilistas promove encontros mensais de

Restaurante Quinta da Boavista

automóveis antigos, sempre no 3º domingo de cada mês, das 09:00 às 14:00 no Museu Militar Conde de Linhares, na Avenida Pedro II, nº 383, junto à Quinta da Boa Vista. É um ótimo lugar, com segurança, infra-estrutura e estacionamento. Não deixe de visitar o museu também.Uma dica legal para almoçar depois da feira é oRestaurante da Quinta da Boa Vistainstalado desde 1954 onde funcionava a antiga capela da residência da Família Imperial,  é muito agradável e bem perto do museu. Se sobrar disposição visite o Jardim Zoológico, que é muito legal e bem em frente ao restaurante. Ah o estacionamento é dentro do parque, entre o restaurante e o zoo.

 

Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro - Este evento é Imperdível, e tem

Encontro de Automóveis Antigos

acontecido sempre na semana da independência, normalmente no Forte de Copacabana. Caminhar pelo Forte de Copacabana entre uma quantidade espantosa de automóveis antigos, em perfeito estado de conservação, é viajar no tempo. A música ambiente, de época, dá o toque final no ambiente. A organização é do Veteran Car Club do Brasil, fique de olho na agendaClique aqui e veja algumas fotos do evento.

 

Propagandas - Estas são um capítulo à parte na história, muitas marcaram época. Veja uma amostra destas grandes peças publicitárias clicando na imagem abaixo.

Propagandas Antigas


 

 

 

 

 

Rio Antigo em Cores - Muito legal essas paisagens do Rio Antigo coloridas, dá uma boa idéia de como o Rio era mais bonito ainda em outra época. Desconheço o autor, mas vale à pena conferir. Galeria.

 

Rio Antigo em Cores

 

 

 

 

 

 

 

Cédulas - O dinheiro de um país, mais particularmente as cédulas, conta muito de sua história, e é um excelente instrumento de propaganda de massas, uma vez que “todos” os cidadãos têm acesso a ele. Conheça ou relembre um pouco de nossa história através desta Galeria.

 

Cédulas Antigas do Brasil

 

 

 

 

 

 

Rua do Rio - Que tal curtir uma rua com o charme arquitetônico do Rio Antigo dentro de um simpático shopping?  Outra grande vantagem é que você pode ir de Metrô e saltar na estação de Del Castilho, que tem uma saída direta para o Shopping Nova América. Confira esse link.

 

 

 

 

 

Transportes Antigos (1900 a 1973) - Observem nas fotos como já existiam engarrafamentos, principalmente no centro, e também, a famosa super-lotação.

Trânsito no Centro do Rio Antigo

 

 

 

 

 

 

 

Andando de Ônibus (1918 a 1970) - Mais uma galeria dedicada aos transportes, desta vez somente com os nada confortáveis ônibus. Quanto a isso, pouca coisa mudou, e algumas linhas, como a C-10, ainda existem.

Ônibus antigo no Centro do Rio

 

 

 

 

 

 

 

 

Bondes – Com esses também não era diferente. Observem como era seguro e confortável viajar nos bondes pela cidade. Vamos ver se com os BRTs a coisa vai melhorar para o carioca e visitantes.

Aeroporto Santos Dumont- Se hoje ainda sentimos um friozinho na barriga na hora de viajar de avião, então imaginem como não era na época dessas incríveis máquinas retratadas na galeria abaixo. Destaque para o Aeroporto Santos Dumont, com certeza um dos mais charmosos do Brasil. Isso claro, sem mencionar a paisagem. Então é só apertar os cintos e clicar!

Avião antigo sobrevoando o Rio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antigamente que era bom - Com certeza essa é uma expressão que não sai de moda. Que tal voltarmos aos anos 30, 40, 50, e nos deliciarmos com estes registros de um Rio de Janeiro limpo e organizado? Então, é só clicar nos filme abaixo e viajar.

 

Santa Tereza - “Santa” com seus bondinhos, eterno cartão postal do Rio. Os bondinhos não estão funcionando por enquanto, aguardam modernização para continuar servindo aos moradores, e fazendo a festa entre os visitantes. O governo prometeu tudo novo para 2012, vamos aguardar. Quer lembrar ou ver como é que era antigamente?  Então, é clicar e viajar no tempo.

 

 Incrível voo de helicóptero pela cidade em 1967

Extraído do filme “Roberto Carlos em ritmo de aventura”, de 1968, do diretor Roberto Farias com roteiro de Paulo Mendes Campos.

 

O helicóptero pertencia a antiga Companhia VOTEC (Vôos Técnicos e
Executivos), facilmente identificada pela logomarca. Foi a primeira empresa
contratada para efetuar voos para as plataformas marítimas da PETROBRAS.

Trata-se de um clip gravado durante a produção do filme “Roberto Carlos em
ritmo de aventura”, elaborado em plena época da Jovem Guarda.

Na travessia do Túnel do Pasmado, o trânsito foi interrompido e pode-se ver alguns
veículos aguardando o término da ação.

Ainda não existiam a Torre do Rio Sul ou o Condomínio Morada do Sol. A
Avenida Atlântica possuía, apenas, uma pista de rolamento.

Ao passar pela Cinelândia (Avenidas 13 de Maio e Rio Branco) pode ser visto
o antigo Senado Federal (conhecido como Palácio Monroe) demolido durante as
obras do Metrô Rio (não perguntem porque).

O pouso foi feito no prédio do antigo Banco do Estado da Guanabara, hoje,
Banco Itaú S.A., na Avenida Nilo Peçanha, provavelmente, o único heliporto
existente, então, no centro da cidade.

Naquela época que deixou muitas saudades, o Rio de Janeiro era chamado de
Estado da Guanabara.

O piloto que realizou este vôo já faleceu e pelas normas atuais de
segurança seria impossível realizar um procedimento semelhante.

Até hoje se elogia a habilidade do piloto em passar pelo túnel, em uma única passagem, sem um treinamento mais específico…

 

 

 

 

 

Página em atualização! Breve muitas novidades!

4 Responses to Rio Antigo

  1. Pingback: Voo de helicóptero muito louco no Rio em 1967 – Raridade | Rio em Fotos e Dicas

  2. Luana Souza says:

    Boa tarde!
    Parabéns!!!
    Esse site serviu para enriquecer, e muito, o meu trabalho com as crianças.
    Sou professora da Educação Infantil. O projeto anual da escola onde trabalho é Rio de Janeiro (“Eu Rio de Janeiro à Janeiro?”).
    Caso tenha mais materiais que possa me enviar por e-mail fico grata.
    Vou indicar o site para todas as minhas colegas de trabalho, com certeza.

  3. Helio Carvalho da Fonseca says:

    Estou estudando para guia de turismo e me foi bastante útil as informações aqui

  4. estou estudando para guia de turismo e me foi bastante util os comentários aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>